Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.

Notícias: Para modificar uma vinheta, você pode colar arquivos direto do windows explorer aos botões.


Autor Tópico: Mensagem do dia com o ZaraRadio (Pão Diário)  (Lida 615 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cristiano

  • Administrator
  • Ouro
  • *****
  • Mensagens: 102
  • Pontos: +100/-0
    • cdowebcast.com - serviços de internet
Mensagem do dia com o ZaraRadio (Pão Diário)
« Online: Junho 27, 2017, 04:42:09 pm »
  • Publish
  • Você que recebe mídias com pacotes de programas, mensagens, devocionais, etc... geralmente os arquivos estão separados por datas (dia, mês e ano), são pacotes com meses de programações, como é o caso dos devocionais Pão Diário (paodiario.org), onde você recebe um CD ou download com 6 meses de mensagens para serem executadas durante sua transmissão diária. Mas somente um arquivo por dia, ou seja, somente o arquivo nomeado com o dia, mês e ano atual.

    Por exemplo, Hoje 27/06/2017 na Rádio XYZ irá tocar o arquivo nomeado como 27062017.mp3 a cada hora cheia durante 24h. Assim todos os ouvintes de diversos horários escutarão a mesma mensagem de hora em hora.

    Seguindo este raciocínio teríamos que programar centenas de eventos para executar apenas a mensagem de cada dia, de hora em hora, para os próximos 6 meses... Agora imagine que você precisa programar estes eventos para tocarem apenas em horários específicos, isso seria um trabalho exaustivo, repetitivo e uma grande perda de tempo, porque a cada novo pacote de mensagens todo o trabalho precisaria ser refeito.

    Mas o ZaraRadio é bem flexível, ele foi construído "noutros tempos", essa versão 1.6.2 para você ter uma ideia foi criada no mesmo ano em que a Google lançou o navegador Chrome e o sistema Android. E até hoje, 9 anos depois ainda descobrimos maneiras de facilitar nosso trabalho usando o ZaraRadio.

    Então vamos a pergunta que economizará várias horas de trabalho:

    Como podemos automatizar esta tarefa?

    1. Ver os arquivos e a estrutura que temos

    No meu caso os arquivos mp3 estão na pasta D:\Programas\PaoDiario\ e nomeados com o dia, mês e ano em que deverão ser tocados, por exemplo, 26062017.mp3, 27062017.mp3, 28062017.mp3, etc...



    2. Fazer o processo manualmente (na unha, como diria um verdadeiro escovador de bits) para entender como a coisa vai funcionar

    2.1 - Primeira Tarefa, Copiar o Arquivo

    Como "hoje" (ao escrever este tutorial) é dia 27/06/2017, vamos copiar o arquivo D:\Programas\PaoDiario\27062017.mp3 para D:\Programas\PaoDiario.mp3 desta forma não precisaremos mudar o evento todos os dias pois estaremos usando sempre o arquivo do dia em outra pasta com um nome padrão adicionado na playlist. Veja abaixo o processo passo a passo:

    2.1.a - Localizar e copiar o arquivo do dia



    2.1.a - Colar na pasta onde o evento carrega o arquivo padrão



    2.1.b - Renomear para o nome padrão usado no evento



    2.1.c -  Finalmente como deve ficar o arquivo na pasta



    2.2 - Segunda Tarefa, Criar o Evento

    No ZaraRadio vamos criar um evento para ser executado a cada hora chamando o arquivo padrão que criamos com a mensagem do dia D:\Programas\PaoDiario.mp3



    Desta forma reduzimos drasticamente o número de eventos a serem criados, mas continuamos presos em um processo manual que apesar de simples é mais uma preocupação diária desnecessária. Fiz questão de ilustrar todo o processo manual que você teria que fazer diariamente, religiosamente no mesmo horário, pelo resto de sua vida... (dramático)

    Chegou a hora de fazer o computador trabalhar por você!

    Vamos automatizar este processo manual para que o ZaraRadio se preocupe em gerar o arquivo do dia para a execução do evento. Para isso verifique nas Opções do ZaraRadio se a extensão BAT está ativada.




    3. Programar o Arquivo de Lote (BAT)

    Os arquivos de lote ou arquivos batch como eram chamados no inicio da era PC (anos 80) onde imperava o Sistema Operacional DOS e o Windows era apenas um rascunho monocromático que cabia em um disquete, por décadas os .bat serviram de apoio para muitos técnicos, programadores e seus intrincados sistemas, quiça servem até hoje, pelo menos para nós vai servir :)

    Para fins didáticos vamos criar um evento separado, para que seja executado todos os dias em um determinado horário e faça o trabalho que fizemos manualmente de copiar e renomear o arquivo que será utilizado no dia.

    Você pode utilizar o Bloco de Notas (Notepad), pode utilizar o Edit do DOS (edit.exe), pode utilizar o "copy con" como fazíamos há mais de 30 anos atrás ou qualquer outro meio que você prefira para criar o arquivo em lote, ele basicamente é um arquivo texto com a extensão [.bat].

    Código: (PaoDiario.bat) [Selecionar]
    copy D:\Programas\PaoDiario\%date:~0,2%%date:~3,2%%date:~6,4%.mp3 D:\Programas\PaoDiario.mp3
    Sim, esta única linha vai fazer todo o trabalho que faríamos manualmente todos os dias, basicamente este comando vai copiar o arquivo do dia usando como referência a data do computador para a pasta Programas com o nome já padronizado que está sendo usado no evento 1.

    Salvei o arquivo PaoDiario.bat na pasta D:\Programas e vou executá-lo sempre que precisar atualizar a mensagem do dia. Para executar este .bat criamos o evento 2 para ser disparado alguns segundos antes do evento principal.



    Tudo pronto e programado, agora você ganhou 15 minutos por dia, ou se preferir 90 horas por ano, ou quase 4 dias livres por ano para nos ajudar a criar novas velhas soluções com o ZaraRadio  ;D


    O tutorial acabou aqui, obrigado e até breve!!!

    Se continua lendo... você busca fortes emoções ou ficou curioso sobre como criávamos arquivos bat há 30 anos atrás, aqui vai:

    Abra o (como é chamado agora) Processador de Comandos do Windows, ou simplesmente cmd:




    No Prompt de Comando, digite:

    copy con PaoDiario.bat (e tecle ENTER)

    O cursor vai para o início da próxima linha e você já pode digitar o comando:

    copy D:\Programas\PaoDiario\%date:~0,2%%date:~3,2%%date:~6,4%.mp3 D:\Programas\PaoDiario.mp3

    Para salvar aperte a tecla F6 (ou Ctrl + Z) e tecle ENTER ou para cancelar aperte Ctrl + C




    Viu como era simples a nossa vida :o

    Agora que você conhece os meandros escuros das profundezas do Windows, esta mesma solução pode ser modificada para atualizar a mensagem diretamente no AutoDJ do seu serviço de streaming, simplesmente (simplesmente?!? é forçar um pouco nossa amizade), adicione o comando ftp (com as instruções necessárias) em nosso arquivo .bat, ele poderá enviar pela internet nossa mensagem diária para a pasta da playlist agendada da mesma forma que nosso evento no ZaraRadio.

    Em outra oportunidade falaremos mais sobre isso  ;)
    « Última modificação: Junho 28, 2017, 04:19:55 am por Cristiano »

     


    Facebook Comments