Notícias:

ZaraRadio 1.6.2 BR funciona no Vista, 7, 8, 8.1 e Windows 10... todos em modo de compatibilidade Windows XP SP3. No linux via Wine :)

Main Menu

Quando a esmola for demais, desconfie!

Iniciado por Cristiano, Janeiro 30, 2015, 02:41:14 PM

tópico anterior - próximo tópico

Cristiano

#1
Temos recebido nos últimos meses vários anúncios de serviços de streaming que oferecem mais de 10 mil ouvintes, pasmem, alguns chegam até 800 mil, Terabytes de HD para AutoDJ, Links de 1000 megabits por segundos, tráfego ilimitado, streamings ilimitados, uptime garantido de 99.99% tudo por mais ou menos 50 reais.

Essa pratica se chama overselling, ou seja, vendem mais recursos do que existe na realidade. Simplesmente os números não fecham, a maioria dos servidores baratos utilizam recursos compartilhados, uma empresa não pode te oferecer um plano que vai ser compartilhado por várias rádios como se os recursos fossem reservados somente para você. Aqui no Brasil essa prática se chama propaganda enganosa, é crime e está descrito no código de defesa do consumidor.

As pessoas que trabalham sério no Brasil (sim ainda existem), tem uma preocupação enorme em balancear seus servidores, limitando número de streamings por servidor, número de conexões (ouvintes), monitorando sobrecargas e tráfego para garantir os recursos anunciados estejam realmente disponíveis para sua rádio e que ela não fique caindo toda hora e/ou o servidor de streaming seja deletado pelo datacenter sem aviso prévio.

A maioria dos servidores dedicados com links de 1gbps ou 10gbps, limitam o tráfego em 100mbps por servidor virtual, como neste planeta vamos ter um link que suporte 800.000 conexões transmitindo para cada ouvinte 128.000 bits por segundo e isso somente em uma única revenda. Deste planeta não é.

Então cuidado números são fáceis de apresentar, eles podem te vender um streaming com 7,2 bilhões de vagas (a população do planeta Terra), mas quando sua rádio atingir 1015 ou menos ouvintes ela vai cair ou mais nenhum ouvinte vai conseguir conectar e se você reclamar você vai escutar uma desculpa esfarrapada do suporte.

Cuidado com os anúncios desesperados quem prometem mundos e fundos. Como dizia minha avó, quando a esmola é demais até o santo desconfia.

SMF spam blocked by CleanTalk