Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.

Notícias: Ao utilizar no ZaraRadio dispositivos de som via USB (fone, microfone, placa externa, etc), tenha o cuidado de trocar a saída no Zara antes de desconectar o dispositivo da porta USB.


Autor Tópico: Quanto custa ter uma web radio?  (Lida 2339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cristiano

  • Administrator
  • Ouro
  • *****
  • Mensagens: 114
  • Pontos: +100/-0
    • cdowebcast.com - serviços de internet
Quanto custa ter uma web radio?
« Online: Agosto 19, 2016, 10:31:32 am »
  • Publish
  • O maior custo é com o equipamento, basicamente você precisa de um computador com acesso a Internet para montar suas playlists e enviar atualizações de músicas para o servidor de streaming. Para transmitir ao vivo ter um fone com microfone já é o suficiente.
     
    Se você pretende fazer programas ao vivo diariamente o ideal é ter um computador somente para a rádio e outro para atendimento (downloads, facebook, skype, chat, etc). Para evitar interrupções e cortes no áudio enquanto você utiliza uma rede social por exemplo.
     
    Para a transmissão da rádio você não precisa de um super computador, muitas rádios utilizam computadores com mais de 4 anos de fabricação são PCs que custam menos de 500 reais com um grande mercado de peças novas e usadas, periféricos e que podem utilizar sistemas operacionais mais antigos sem nenhum problema. (Segundo a Intel Brasil, hoje temos mais de 40 milhões de computadores antigos, veja matéria na tecnoblog)
     
    O serviço de webradio custa a partir de R$10,00 por mês e inclui além do streaming, a conta de hospedagem do site, opcionalmente o próprio site para a rádio e todos os aplicativos necessários para transmissão ao vivo.
     
    Citar
    Dica: Antes de contratar qualquer serviço solicite um teste grátis por no mínimo 7 dias, desconfie da empresa que não deixa você testar antes de pagar. E se tudo estiver de acordo... negocie o valor, você sempre vai conseguir bons descontos para pagamentos trimestrais, semestrais e anuais, na atual situação econômica cada real conta.

    * Desconto de até 50% para pagamento anual é normal, a maioria das empresas de streaming utilizam Datacenters internacionais e pagam em dólares e por causa da flutuação da nossa moeda conseguem preços melhores para prazos maiores.

    Tenha em mente que pode demorar mais de 1 ano para começar a ter algum retorno significativo, tudo depende do tempo que você tem para se dedicar à sua rádio. Muitas pessoas criam sem nenhum planejamento e acabam desistindo no primeiro ano.
     
    MONETIZAR A RÁDIO
     
    As webrádios no geral não tem fins lucrativos, são sites pessoais (sem CNPJ), mas mesmo assim você pode monetizar, ou seja, exibir anúncios de internet e lucrar com isso. Os ganhos dependem exclusivamente do volume de visitantes que você recebe diariamente, mas mesmo sites com pouca visibilidade o que você ganha com anúncios muitas vezes já cobre os custos do streaming (ou pelo menos ajuda no cafezinho)

    Para anunciar procure saber mais sobre serviços como o Google Adsense e o Google Adwords, programas de afiliados (anúncios que pagam comissão por vendas a partir do seu site).
     
    Não se esqueça de pagar as taxas e direitos autorais se sua rádio for comercial e/ou estiver lucrando com a execução das músicas.

    Se possível sempre coloque o link para a loja do artista, nosso objetivo é divulgar as músicas que gostamos e não prejudicar ninguém ;)

    OBSERVAÇÕES

    Para você que está iniciando os termos que utilizamos podem ser confusos, e como são comuns em nosso dia-a-dia utilizamos sem perceber, para você não ficar muito perdido segue abaixo a definição de alguns deles:

    Streaming é a tecnologia de transmissão do áudio através da Internet, quando nos referimos a streaming nesta postagem estamos falando da sua Estação de Rádio na Internet (WebRadio).

    O serviço de streaming disponibiliza para você servidores (computadores remotos) que fazem a retransmissão da sua programação através de sites, blogs, redes sociais por meio de players e aplicativos para celulares para seus ouvintes e/ou espectadores.

    Para administrar os servidores da sua webradio o serviço de streaming disponibiliza um painel de controle, por exemplo, http://painel.voxstream.com.br para que você possa gerenciar sua rádio de qualquer local do planeta através da Internet.


    Autor: Cristiano (Comunidade ZaraRadio Brasil)
    Postada em: 31/07/2016
    « Última modificação: Agosto 19, 2016, 11:18:24 am por Cristiano »

     


    Facebook Comments