Autor Tópico: Você se preocupa com seu ouvinte?  (Lida 4009 vezes)

Offline Cristiano

  • Administrator
  • Ouro
  • *****
  • Posts: 232
  • Pontos: +100/-0
    • CDOWEBCAST - Internet Services
Você se preocupa com seu ouvinte?
« Online: Dezembro 11, 2015, 03:15:01 am »
Sim, sim... não é resposta.  ;D

Muito tem se falado de pacote de dados, valores e taxas cobradas pelas operadores de telefonia e provedores de Internet, essas franquias de dados são cobradas quando você utiliza seu celular para navegar na Internet (entenda celular como dispositivo móvel que acessa a Internet via rede 3G ou 4G Normal, Max, Mega, Ultra, Hiper, etc).

Normalmente para planos pós-pagos você recebe uma super franquia mensal de 1GB a 5GB, ou seja são 5000 Mega Bytes para você navegar, assistir filmes, jogar e se sobrar ouvir rádio. Mas muita calma nesta hora, tudo que você acessa na Internet transfere dados, uma página, uma música que escuta, um filme que assiste e se você não tomar cuidado sua franquia de dados em poucos dias acaba e sua conexão vira uma tartaruga, na pratica não abre mais nada do que você está acostumado a utilizar e em muitos casos é cobrado a mais por isso.

Acho que todos estão entendendo onde quero chegar (menos eu  8))...

Bem vamos lá...

Vou focar no ouvinte nem vou comentar sobre os relatórios.

Quando um ouvinte escuta sua rádio, ele abre um fluxo de dados contínuo, ou seja ele conecta no seu Streaming e começa a receber dados que são convertidos em áudio ou imagens pelo player. E quando ele cansa de ouvir desliga o player, ou da stop, ou vai fazer outra coisa. Até aqui parece tudo certo, mas o que você não sabe (nem seu ouvinte) que o fluxo de dados em muitos casos continua, mesmo ele achando que deu stop no player.  ???

Nem preciso dizer o estrago que isso faz na franquia de dados dele (as operadoras agradecem  :P), além de aumentar o tráfego de dados do seu servidor, aumentar a audiência da sua radio com ouvintes fantasmas entre outras mazelas.

Vamos fazer as contas, um plano pós-pago cobra até 90 reais por 5GB de franquia de dados (+/- 5000MB de transferência de dados, up e download juntos), nos planos mais comuns até 500MB de dados por dia sem descontar a franquia para facebook, whatsapp e twitter... mas não inclui a nossa web rádio.  :-\

Em planos pré-pagos a coisa é pior, a grande maioria limita em 500MB de tráfego por "mês" e desconversa quando você pergunta sobre franquia de dados.  :o

Vamos às contas:

Uma transmissão em 32-kbps de 1 hora (3600 segundos) por dia durante 30 dias consome 0.41 GB (421.88 MB) de tráfego de dados. Seu ouvinte se for muito esquisito e não fizer mais nada além de ouvir sua rádio 1 hora por dia vai terminar o mês no limite dos dados, mesmo nos planos maiores sua rádio vai ter comido uma grande fatia da franquia dele.

Agora imagina você querendo uma mega qualidade no MP3 transmitindo em 64, 96 e até 128-kbps para celulares e brigando para divulgar seus aplicativos Android, iPhone, Windows e novos velhos players em HTML5 com super divulgação no Facebook e tudo mais, ótimo isso mesmo que você deve fazer, mas saiba que você vai gastar aproximadamente a metade da franquia mensal de dados do seu ouvinte (com base nas maiores), mesmo que ele só ouça sua rádio 1 hora por dia.

Citar
Saiba que transmitindo a 128-kbps 1 hora por dia durante 30 dias o consumo vai ser de 1.65 GB (1687.50 MB) tráfego de dados.  :o

Lembre: Nem todos acessam a rádio via redes WiFi conectadas a Internet Ilimitada no Brasil quiçá no mundo. Mas o que vendemos é a ideia da pessoa poder ouvir a rádio em qualquer local pelo celular ou tablet.

Pense nisso antes de querer aumentar o seu Streaming para 360-kbps de bitrate, pense no seu amigo ouvinte que vai pagar uma conta enorme de celular.  :'(


Em muitos planos de Streaming hoje em dia você pode criar vários pontos de montagem, isso na prática permite que você crie uma conexão para quem utiliza celular com tráfego de dados bem controlado e outra conexão com mais qualidade para quem tem tráfego ilimitado e não se preocupa com isso.

Como saber se isso acontece com seu player?

Simples, por exemplo, no Firefox ou no Chrome abra seu player e depois abra ferramentas do desenvolvedor, ou use as teclas de atalho Ctrl + Shift + I. Clique na Guia Network, vão aparecer várias colunas como na figura 1 abaixo:

Citar
O player deve estar PARADO se o seu já está transmitindo antes de apertar o PLAY e não tem som, pode ser sinal que esta bufferizando, fazendo um pré carregamento (preload) para quando você apertar PLAY parecer que o streaming não tem delay (tempo de espera), isso é bom quando você escuta arquivos de músicas em MP3, mas para streaming de rádio ao vivo não é nada bom, principalmente se você quer dados de audiência o mais próximo da realidade possível.




Ao apertar o botão Play você verá o fluxo de dados sendo recebido, figura 2




Ao apertar PAUSA (cortar o audio) o fluxo de dados continua é uma situação normal, e um problema quando o player não tem o botão STOP, figura 3




Ao apertar o botão STOP o fluxo de dados deve parar (a comunicação deve ser encerrada) e caso você aperte novamente o botão PLAY, se não for aberta uma nova conexão e iniciar um NOVO fluxo de dados é sinal que o botão STOP é fake (falso) um PAUSE disfarçado. Talvez para dar a impressão de velocidade, disfarçando o delay.

Observe na figura abaixo que o fluxo inicial parou (encerrado ao pressionar STOP) e logo abaixo um novo fluxo foi iniciado ao apertar PLAY novamente:




Caso queira repetir o teste o link do nosso player é:
http://jsfiddle.net/cdowebcast/9xybehw6/embedded/result/

E depois veja como seu player MP3 se comporta.

Abraço a todos,
Cristiano de Oliveira

« Última modificação: Dezembro 11, 2015, 07:16:57 pm por cdowebcast »

Offline isacamorim

  • Bronze
  • *
  • Posts: 2
  • Pontos: +0/-0
Re:Você se preocupa com seu ouvinte?
« Resposta #1 Online: Abril 10, 2018, 06:47:51 pm »
As imagens não estão exibindo, tem como postar novamente?

Offline zheng

  • Bronze
  • *
  • Posts: 1
  • Pontos: +0/-0
Re:Você se preocupa com seu ouvinte?
« Resposta #2 Online: Março 04, 2022, 01:57:47 pm »
isso na prática permite que você crie uma conexão para quem utiliza celular com tráfego de dados bem controlado e outra conexão com mais qualidade para escort sites quem tem tráfego ilimitado e não se preocupa com isso.