Autor Tópico: Dica 8 - Eventos no ZaraRadio  (Lida 589 vezes)

Offline Cristiano

  • Administrator
  • Ouro
  • *****
  • Posts: 230
  • Pontos: +100/-0
    • CDOWEBCAST - Internet Services
Dica 8 - Eventos no ZaraRadio
« Online: Setembro 24, 2021, 09:25:36 am »
Eventos - Para que serve?

Serve para que sejam reproduzidos a horas pré determinadas audios especificos como horas, temperatura, umidade relativa do ar, vinhetas, campanhas, publicidade, etc. ou ainda outros eventos como mudança de playlists, conexão a outra rádio da web, etc.

Como abrir o editor de eventos?

Na janela com a legenda "Próximos eventos" existem 3 botões:1 com o sinal de play (reproduzir), outro com o sinal de "visto" (ativar eventos) e outro um "pequeno relógio" (editar eventos). Clicamos em editar eventos (relógio)

Para criar novo evento?

Clicamos em "Novo..." e abrirá uma nova janela com as opções de programação do novo evento.

Opções:

Periodicidade - Definimos em que periodo de tempo esse evento é reproduzido (uma vez por dia, em todas as horas ou outras horas). Se quisermos que os eventos ocorram em "outras horas",  abrirá uma nova janela com as 24 horas do dia para escolhermos em quais horas o evento será reproduzido.

Data e hora de inicio:

Define a que horas e em que dia os eventos serão executados. Se escolheu  "todas as horas"  em periodicidade e nas horas está programado 16:00:01 , logo aos 0 minutos e 1 segundo o evento será executado. Se escolheu em periodicidade 1 vez por dia, o evento vai ocorrer à 16:00:01. A data refere-se ao dia em que esse evento será executado. "Expiração" é quando o evento vai deixar de acontecer. Se não expirar, não ative esta opção.

Imediato ou espera máxima:

Imediato - o evento ocorre logo no dia e hora marcadas (atenção, mesmo que outro arquivo esteja em execução o Zararadio irá dar um fade-out no mesmo para a inserção do seu arquivo marcado como imediato).

Espera máxima - O Zararadio põe o evento em espera para que um determinado arquivo (música, por exemplo), termine e só depois o evento é executado. Vamos imaginar espera máxima de 5 minutos: o Zara põe o evento em espera até ao máximo de 5 minutos. Se ao fim desses 5 minutos o evento não puder acontecer (porque uma música é enorme e ultrapassou o limite de espera) esse evento se "anula".

Prioridade:

Se dois eventos tiverem a mesma hora e dias programados, o evento com prioridade alta ocorrerá primeiro.(dica: o Zararadio dá a prioridade de sequencia por segundos, ou seja se um evento tiver diferença de um segundo para ser executado será hierarquizada a opção do primeiro).

Dias:

Os dias da semana em que o evento será executado.

Tipo de evento (os mais usados):

Arquivo - Toca arquivo determinado.
Tocar - Inicia o Zara (inicia a execução se estiver parado).
Parar - Para o Zara (se estiver executando).
Satélite - Liga a receptor de satélite durante um periodo de tempo (o canal selecionado na sua placa de som ex: line-in).
Locução de hora - Reproduz a hora.
Temperatura - Reproduz a temperatura.
Umidade - Reproduz a umidade relativa do ar.
Arquivo aleatório - sorteia e reproduz arquivo que esteja dentro de uma determinada pasta.
Rádio de internet - conecta o Zara a uma rádio da internet durante um determinado tempo.

Exemplo de programação de evento (Campanhas).

Neste exemplo vou programar o Zararadio para reproduzir um audio aleatório que se encontra na pasta ficticia "Campanhas" para as 12, 14, 22 de sábados e domingos apenas.


Periodicidade - Selecionamos OUTRAS HORAS E AÍ VAMOS PÔR AS HORAS PRETENDIDAS. Neste exemplo ativamos as 12, 14 e 22 horas.

Data e hora de inicio: Inicio com a data de hoje às 12 horas e sem expiração

Imediato ou espera máxima: Espera máxima de 10 minutos

Prioridade: prioridade baixa

Dias: Vamos selecionar apenas o Sábado e Domingo

Tipo de evento: Arquivo aleatório - vamos colocar no espaço próprio o caminho da pasta pretendida. Neste exemplo a pasta "Campanhas"

Depois de criar o evento (ou editar) clicamos em "Aceitar".

No editor de eventos vamos guardar a programação de eventos (arquivo com a extenção .evt.) . Clicar em "Guardar" ou "Salvar" (dependendo da tradução) e vamos nomear e guardar numa pasta específica.

Ativar os eventos:

Como falei em "Como abrir o editor de eventos?" existem 3 botões. Vamos clicar naquele que tem um "V". Quando a janela de próximos eventos ficar branca singnifica que estão activados e aparecerão os eventos que vão ocorrer NOS PRÓXIMOS MINUTOS SE EXISTIREM. Pode acontecer se não existirem eventos programados nos próximos minutos a tela ficar em branco.

Básicamente é isto. Esta função do Zararadio é muito boa, flexivel e fácil de programar. Não é por acaso que o Zararadio é o preferido de muitas rádios.

Postagem de 04/03/2008

Offline Renato Anderson Souza de

  • Bronze
  • *
  • Posts: 3
  • Pontos: +0/-0
Re:Dica 8 - Zararadio desconfigurado.
« Resposta #1 Online: Outubro 18, 2021, 06:36:13 am »
Olá pessoal meu Zararadio está funcionando em um pc com Windows 10, estava muito bom ou seja ótimo desde o mês de maio, só que houve umas quedas de energia repetidamente e daí o software desconfigurou e agora não estou conseguindo programar vinhetas a até mesmo a hora ficou complicado, o nome da rádio eu adiciono mas não fica,
O que devo fazer?
Tem alguém aí na comunidade que possa me ajudar?
Desde já meu cordial obrigado